A Operação Riptide mal chegou ao Counter-Strike: Global Offensive e já vem repercutindo entre a comunidade profissional do FPS da Valve. Trazendo consigo diversas mudanças de calibre para o cenário competitivo, a atualização promete ser uma das mais impactantes dos últimos tempos.
Algumas das alterações mais notáveis se sucederam em dois mapas que compõem a rotação de mapas competitivos do jogo: a veterana Dust2 e a nova Ancient. O clássico mapa que tem suas raízes no Counter-Strike 1.1, por sinal, parece ter sido lar das mudanças mais bruscas.
Com o bloqueio de visão da base terrorista para o meio, ficará muito mais difícil para o lado atacante entender a estratégia dos rivais, que não mais precisarão gastar uma smoke para tentarem passar ilesos para o bombsite B, o que por si só já lhes confere uma peça de utilitário a mais.
Aliás, os contra-terroristas agora poderão também buscar avanços mais frequentes pela região do escuro baixo, o que abre um leque de possibilidades em relação ao domínio de mapa. A impressão inicial é que o desejo da Valve é de tornar um mapa um pouco mais balanceado.
E por falar no tal balanceamento, a Ancient também promete ser um pouco melhor para os terroristas, que vinham sofrendo bastante na hora de plantar a C4 em ambos os seus bombsites. Com a ampliação da área de plant tanto na A, quanto na B, a situação parece melhorar um pouco.
Após inúmeras reclamações por parte da comunidade, a Valve finalmente optou por diminuir o dano causado pela Desert Eagle em tiros que acertem o corpo do jogador. Anteriormente, o canhão de bolso poderia matar a uma distância considerável com dois tiros no peito, o que já não deve mais acontecer.
Na contramão vem a M4A1-S, que vinha sendo bem menos utilizada em relação à sua concorrente, a M4A4. Agora, o rifle silenciado dá mais dano com tiros no corpo. Para se ter uma ideia, apenas 10% dos atletas profissionais do top 30 do ranking mundial utilizavam-na.
As Berettas Duplas também mudaram, recebendo uma redução de 25% em seu preço: de $400 a arma passa a custar agora $300. Tal medida pode ajudar a viabilizar sua utilização em rounds de baixo investimento ou nos pistols.
A breve visão que se tem após a morte nas partidas competitivas teve seu tempo reduzido de 3s para 2s. O tempo cai ainda mais - de 1s para 0.5 - em casos onde a morte do jogador é resultado de um tiro na cabeça. Mudança sutil, mas que influencia diretamente na informação que pode ser passada ao time conforme essa visão.
A nova funcionalidade que permite o drop de granadas promete revolucionar o uso de utilitários, algo que é crucial para o êxito de uma equipe profissional. Em teoria, tal medida pode ajudar e muito os times que já trabalham bem com suas bombas.
Enquanto os terroristas terão mais oportunidades para realizarem fakes, os contra-terroristas poderão travar uma região por muito mais tempo. Esta, por sinal, parece ser de longe a alteração mais impactante trazida pela atualização.