Considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos, Aleksandr "s1mple" Kostyliev concedeu entrevista ao site especializado HLTV.org, com esta indo ao ar na manhã desta quarta-feira (16). Durante a conversa, s1mple dissertou sobre as polêmicas envolvendo seus compatriotas da Akuma e outros tópicos em geral.
"Eu sempre digo que não quero acreditar nisso", diz em relação às supostas trapaças da rival Akuma. "Eles são todos da Ucrânia, e se eles fizeram isso por não ter anti-cheat, seriam muito desrespeitoso. (...) Será triste se for verdade. Não acredito que eles tenham usado hack de radar ou qualquer coisa do tipo", revela.
"Entretanto, eu ouvi dizer que eles jogaram muitas partidas sem atraso na GOTV, e talvez alguns deles tenham usado isso. Provavelmente, nem todos sabiam que algum de seus companheiros usava isso", assinala.
Inconstância. Um problema que tem atingido a tudo e todos em tempos onde as certezas são escassas e os questionamentos são infinitos. No mundo do Counter-Strike, você pode apostar que não é diferente. Entre exibições de gala e dias onde tudo parece conspirar contra, a Natus Vincere sabe bem o que é isso.
Os resultados não mentem. Altos e baixos são quase como uma rotina para a NAVI. Seus dois últimos compromissos evidenciam isso: do título na DreamHack Masters Spring 2021 perante a rival Gambit, à eliminação precoce na EPIC CIS League Spring 2021 diante de uma não tão badalada Spirit.
"Creio que não tivemos muito tempo para descansar antes do RMR. Os outros times estavam estudando nosso jogo, o da Gambit também", reflete. "Estávamos jogando um torneio atrás do outro. Sei lá, não conseguimos jogar nosso CS como antes", lamentou.
Para s1mple, outro fator que pesou foram as restrições impostas pela Valve acerca da atuação dos treinadores em eventos de sua chancela: "Não ter nosso coach no TeamSpeak tem grande parte nisso", acredita. "Sabemos nos campeonatos da Valve temos que jogar sem o B1ad3, então treinamos com o Boombl4. É algo ainda novo para nós", explana.
s1mple também mostrou-se bastante contente com a adição de Valerii "B1T" Vakhovskyi, cria da base da organização: "Ele está progrendindo muito rápido, tem uma mira incrível, esta é sua principal característica", garantiu.
No entanto, o ucraniano deixou claro que ainda existem problemas a serem corrigidos por parte do prodígio: "A fraqueza dele é a comunicação, às vezes ele não consegue explicar bem a informação. Estamos trabalhando nisso. (...) Ele ainda precisa de tempo, é um novo patamar para ele", declarou.
A adaptação à incorporação de B1T ao elenco principal definitivamente não é a única pela qual a NAVI vem passando. Train, um dos melhores mapas por parte da formação russa, deu lugar à Ancient na rotação de mapas competitivos, o que trouxe a necessidade mais mudanças para o time.
"Não jogamos bem na Train, mas ainda conseguimos vencer a Gambit na DreamHack, assim como com a Entropiq no RMR", relembra. "A Valve poderia ter colocado outro mapa. A Vertigo, por exemplo, é o mapa menos jogado", crava. Nem por isso, s1mple mostra-se descontente com a adição do novo mapa:
"Eu realmente gosto da Ancient. Quando você vai treinar e é Ancient, sua motivação aumenta porque você quer aprender o máximo possível do novo mapa, cada posição, granada e timing", afirma. "Claro, ainda tem muita coisa que a Valve precisa melhorar e mudar, assim como foi com a Vertigo", explica.
A Natus Vincere, inclusive, viveu um verdadeiro dilema com a adição do novo mapa: tentar explorá-lo e buscar ganhar forma em um mapa inédito no cenário competitivo, ou abandonar a estratégia de sempre banir a Vertigo durante suas partidas.
"Tínhamos dois mapa: um que ninguém nunca havia jogado e outro que todos já jogaram. (...) Vimos algumas equipes jogando a Ancient e entendemos porque elas eram destruídas com um 13 a 2. Encontramos uma forma de jogar esse mapa. Estou ansioso para testá-lo", finaliza.
A primeira amostragem de s1mple e seus companheiros em uma partida oficial na Ancient, no entanto, não foi das melhores. Na tarde desta quarta-feira (16), a equipe enfrentou por lá a FaZe Clan e, após metade CT de 9 a 6, foi massacrada por dez pontos em sequência dos europeus. Ainda assim, a formação russa buscou a virada em dois acirrados 16 a 14.