Insider cita o Dota 2 e explica como pode funcionar a ranqueada do CS2

Existe a chance do novo MM do Counter-Strike utilizar o novo sistema implementado pela Valve no Dota 2

por Pietro Santiago / 07 de Mai de 2023 - 14:30 / Capa: Divulgação/Valve

Uma das grandes novidades do Counter-Strike 2 que não foi apresentada oficialmente ainda pela Valve é o novo matchmaking (MM). No entanto, o conhecido insider, Gabe Follower, publicou um vídeo no canal do Youtube explicando como pode funcionar o novo sistema ranqueado do jogo, utilizando como exemplo as novas mecânicas introduzidas no Dota 2.

Continua depois do anúncio

Para começar, Follower explica que o atual MM é baseado em um sistema chamado Glicko-2, onde utiliza diversas contas para definir quando o jogador vai subir ou cair de patente. No entanto, como é um sistema complexo, a desenvolvedora nunca explicou as métricas usadas, então o player não sabe quando está perto de upar, diferentemente do sistema por ELO - utilizado na maioria dos jogos competitivos mais recentes e na própria Gamers Club, que mostra os pontos ganhos ou perdidos por partida e o quanto é necessário para atingir o próximo nível.

O MELHOR DOS DOIS MUNDOS

Na última grande atualização do Dota 2, a Valve implementou um novo modelo de ranqueamento que une esses dois sistemas (Glicko e ELO), com o rank e o rank confidence; o primeiro é uma estimativa de habilidade, enquanto o segundo é a confiança nessa estimativa.

Foto: Reprodução/Dota2Foto: Reprodução/Dota2

O que isso quer dizer? Agora, os jogadores conseguem ver o nível em que estão, os pontos do MMR e a porcentagem da confiança na classificação. No início, você estará descalibrado e, em vez de disputar um número fixo de partidas (como no CS:GO atualmente), o usuário precisará atingir 30% na barra do rank confidence para descobrir em qual rank/patente caiu.

Foto: Reprodução/Youtube/Gabe FollowerFoto: Reprodução/Youtube/Gabe Follower

Quando o rank confidence é baixo, os jogadores terão variações maiores no MMR e na Classificação até que o algoritmo se torne mais confiável na estimativa. Por outro lado, quando o nível de confiança é alto, essas mudanças serão menos drásticas, ou seja, os jogadores novos e antigos poderão, em teoria, subir e descer de rank de forma mais rápida em vez de ficarem estagnados em um mesmo nível. Isso também poderá inibir as contas smurfs de causarem tantos problemas para jogadores de patentes menores.

Foto: Reprodução/Youtube/Gabe FollowerFoto: Reprodução/Youtube/Gabe Follower

PODEMOS ESPERAR ESSE SISTEMA NO CS2?

Gabe Follower ressalta que esse sistema tem o objetivo principal de ser mais transparente com a comunidade e eliminar a sensação de estar sendo prejudicado por um sistema de ranqueamento falho.

O insider relembra que os dois jogos (CS2 e Dota 2) estarão rodando no mesmo motor gráfico (Source 2), então os desenvolvedores não teriam muito trabalho em recriar essas ferramentas do MOBA para o FPS e que é possível esse sistema ser utilizado no novo matchmaking do CS2.

O CS2 está previsto para ser lançado oficialmente no verão do Hemisfério Norte, inverno brasileiro, entre junho e setembro. A desenvolvedora, inclusive, já marcou o primeiro Major do CS2 para março de 2024, com a PGL sendo responsável por organizar o evento em Copenhague, na Dinamarca.