O escândalo daquele que ficou popularmente conhecido como o "
bug do coach" segue rendendo pano para a manga pelos quatro cantos do globo no Counter-Strike.
Após ser acusado de ter abusado do exploit, Nicholas "
guerri" Nogueira apresentou sua defesa,
na busca por provar sua inocência em relação ao caso.
Visando saber mais sobre os fatos que se sucederam em relação à investigação liderada por
Michal Slowinski, admin da
ESL, a
DRAFT5 conversou de forma exclusiva com o treinador da
FURIA. Confira abaixo o bate-papo:
Estamos presenciando um dos maiores, ou talvez o maior escândalo da história competitiva do Counter-Strike. Na sua visão, como os torneios online vão se adaptar após esse bug?"E
m teoria, o bug é um problema do CS:GO, da Valve e não das orgs ou das pessoas envolvidas no esports, porém o que você faz com o bug, sim é um problema maior do que o próprio bug. Isto não deveria mudar com o bug, pessoas honestas, corretas, decentes, são assim com ou sem bug. Entretanto, indiscutivelmente isto é um fator preocupante no cenário online", crava o brasileiro.
Rasgando elogios ao trabalho executado ao longo da investigação, guerri afirmou: "
Acredito que trabalhos como o do Michal são fantásticos e super relevantes para passarmos por este momento da melhor maneira possível. Os próprios torcedores clamam por isto e isto também ajuda muito a controlar o cenário."
O treinador não poupou elogios ao trabalho feito por Michal Slowinski | Foto: Stephanie Lindgren/DreamHack
"
Nosso ecosistema é digital e sempre está sujeito a enfrentar estes tipos de desafio. Aparentemente este bug já foi resolvido, espero que tenha sido, mas talvez mais desafios aparecerão e teremos que ser responsáveis para enfrentá-los", analisou.
Qual a sua perspectiva sobre o silêncio da Valve diante todo esse escândalo?"
Torço muito para que a Valve se envolva mais, sou feliz demais em ter o CS:GO na minha vida, um maior envolvimento da publisher traria ainda mais visibilidade, confiança e crescimento ao nosso jogo. Torço para que isto aconteça", disse.
A Valve já aplicou uma regra que limitava a comunicação dos coaches durante a partida. Após toda essa repercussão negativa, como você analisa o futuro da função dentro do cenário competitivo?"
A função do coach é obviamente fundamental, é assim em todos os esportes. Espero que quem for o responsável, Valve ou organizadores, promovam cada vez mais ferramentas para que os coaches façam um grande trabalho. Estes bugs atrapalham demais o nosso trabalho", ressalta.
Você acha que apenas os cortes de demo que estão sendo divulgados são evidências suficientes para determinar se o coach aproveitou ou não do bug?"
Eu acho que o corte das demos é onde tudo começa, a realização de que houve o bug, dali pra frente havendo o indício existem outras ferramentas para se saber como o coach agiu em relação a isto. Movimentações, ações dentro do jogo, ou a comunicação em si como por exemplo."
guerri apresentou uma convincente defesa graças aos arquivos de vídeo dos treinos da FURIA | Foto: Igor Bezborodov/StarLadder
Após ter apresentado sua defesa, o treinador reiterou a importância de ser transparente no caso: "
Alguém precisa julgar e agir, no meu caso, como fui citado, resolvi buscar o que julgo ser a instância mais alta, a comunicação aberta e cristalina, além de explicar caso a caso cada situação."
Após as publicações do Michal, a comunidade se moveu para procurar possíveis usuários do bug. Qual deve ser a postura dos profissionais para evitar uma possível "caça às bruxas"?"
Os bugs podem ou não parar de acontecer, entretanto, é papel da comunidade sim cobrar, ela quer um jogo justo, uma competição cheia de adrenalina e que os melhores vençam. O papel de quem trabalha neste esporte é sempre o de agir de forma limpa, rápida e efetiva, tanto players, coaches, organizadores, publishers e etc", aponta.
Qual foi sua reação assim que o vídeo do Michal foi publicado?"
Foi um susto tremendo, nem lembrava mais daquela situação, mas tinha a consciência super tranquila. Assim que o vídeo foi postado já fui chamado para explicações dentro da organização, eles sempre agem muito rápido e de forma amigável mas rígida", revela.
"
Como eu sei que nossa estrutura é muito boa em termos de armazenar todas os jogos com comunicação para avaliação de táticas, eu tinha apenas que focar em trabalhar, pegar o vídeo, disponibilizar e mostrar para as pessoas o que de fato ocorreu. O Michal fez exatamente o trabalho dele, e logo em seguida eu fiz o meu. Tudo perfeito!", finalizou o mandatário furioso.