Coach da Vitality revela que players "perderam a noção" do que estavam jogando durante pandemia

XTQZZZ falou sobre ritmo intenso de campeonatos e como Counter-Strike se transformou em teste de "resistência mental"

por Filipe Carbone / 09 de Mar de 2021 - 19:23 / Capa: Divulgação/Vitality

"Tive um ou dois jogadores que perderam a noção do que estávamos fazendo". A frase impactante dita por Rémy "XTQZZZ" Quoniam, treinador da Vitality, em entrevista ao Inven Global resumiu o período vivido pelo grupo durante os tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) desde o ano passado.

Dando ênfase ao período complicado que ele e o time sob o seu comando viveram nos meses que vieram sucedidos de eventos online, XTQZZZ não teve vergonha de citar o nome de Cédric "RpK" Guipouy como exemplo do quão desgastante foi essa fase para os jogadores.

Continua depois do anúncio
Foto: Divulgação/VitalityFoto: Divulgação/Vitality

"Tivemos sete semanas de competição entre setembro e novembro de 2020. RpK até me perguntou uma vez se estávamos jogando nas quartas de final ou semifinal, porque estávamos jogando tantos torneios em curtos períodos que perdemos a noção do que estávamos jogando", confessou.

Sem fazer mea-culpa, XTQZZ afirmou que na época de torneios presenciais o time também se sente cansado devido à rotina. No entanto, apontou que as viagens para diferentes países serviam para dar um "reset" na cabeça dos jogadores e fazer com que eles soubessem que estavam jogando um evento diferente.

Justamente por isso, o treinador da Vitality apontou como o ano de 2020 não glorificou àqueles que apresentaram o melhor Counter-Strike dentro do servidor, mas, sim, àqueles "que tiveram a maior fortaleza mental", se incluindo neste grupo de equipes.

"Nunca saberemos se teríamos os meses resultados se os torneios fossem jogados offline. Mesmo nós, como uma equipe que atuou bem, nos fazemos essa pergunta. Não estamos minimizando uma equipe que lutou e disse para si mesma que teria feito tudo se fosse offline, mas é complicado".

Foto: Divulgação/EPICENTERFoto: Divulgação/EPICENTER

Para ele, só quem tem a perder com essa rotina intensa do Counter-Strike é o próprio Counter-Strike. Isso porque muitas vezes, segundo XTQZZZ, tanto ele quanto os jogadores perdem a noção do porquê e pelo que estão competindo, fazendo o jogo se transformar em um "teste de resistência".

Mas, independentemente disso tudo, o treinador tenta ter olhos otimistas sobre a rotina e o período vivido na pandemia, que transformou "a resistência mental" em algo "tão significativo quanto o desempenho bruto" dentro do jogo.

Para ele, sem querer saber se as pessoas estão certas ou erradas, houve uma minimização do ano de 2020 em função do período de torneios online. No entanto, revelou que daqui a alguns anos as pessoas só se lembrarão que teve que ser desta maneira porque era impossível realizar eventos em LAN.

+18. Aposte com responsabilidade. Odds sujeitas a alteração.

Saiba Mais Sobre