Cinco mapas clássicos do 1.6 recriados no CS:GO

Relembre cinco clássicos do 1.6 em suas versões no CS:GO

Foto: Reprodução/Twitter/catfood

Todo jogador de Counter-Strike tem seu mapa favorito, afinal, o que seria do jogo sem seus grandes e icônicos palcos? Das clássicas Dust2, Nuke e Inferno, às mais recentes Overpass e Ancient. Talvez a retrabalhada Vertigo, ou a inesgotável Mirage, até mesmo a boa e velha Cobblestone.

Qual o seu mapa favorito? | Foto: Reprodução/ValveQual o seu mapa favorito? | Foto: Reprodução/Valve

Alguns mapas, por sinal, ficam apenas na memória. Caem no ostracismo e sequer são lembrados como possibilidades para retornarem à franquia da Valve. Pensando nisso, a DRAFT5 relembra agora cinco mapas clássicos do CS 1.6 que foram recriados no CS:GO.

DE_SURVIVOR

Originalmente criado para o Counter-Strike 1.3, de_survivor ainda figurou no não tão popular Counter-Strike: Condition Zero. Era um dos mapas de bomba oficiais do clássico FPS, sendo caracterizado por alguns aspectos como a neve, os túneis e cavernas escuros e alguns perigos bastante peculiares.

O avião, um dos símbolos - e também um dos bombs - do mapa nos tempos de 1.6 | Foto: Reprodução/ValveO avião, um dos símbolos - e também um dos bombs - do mapa nos tempos de 1.6 | Foto: Reprodução/Valve

Neste mapa, era possível morrer de queda caso a passagem de gelo pela qual o jogador caminhava quebrasse, ou até morrer afogado após cair em um lago congelado. Talvez muitos se lembrem do de_survivor pelo caminhão ou pelo icônico avião, um dos símbolos do mapa.

O icônico caminhão de de_survivor em sua versão do CS:GO | Foto: Reprodução/Oficina SteamO icônico caminhão de de_survivor em sua versão do CS:GO | Foto: Reprodução/Oficina Steam

É um mapa grande que acabou por cair no ostracismo e jamais retornou oficialmente ao CS:GO. No entanto, graças aos modders, ainda é possível viver o sentimento de nostalgia ao entrar naquele inferno gelado que era de_survivor.

DE_TUSCAN

Certamente um dos mapas mais aclamados dos tempos de 1.6, de_tuscan é forte candidata para, quem sabe um dia, regressar aos grandes palcos do Counter-Strike. Responsável por eternizar jogadas como o ACE de Ioann "Edward" Sukhariev, o mapa sem dúvidas ainda carrega uma legião de fãs que anseiam por seu retorno.

Poderá a de_tuscan voltar ao Counter-Strike? | Foto: Reprodução/ValvePoderá a de_tuscan voltar ao Counter-Strike? | Foto: Reprodução/Valve

E talvez sua volta não esteja tão distante. Recentemente, "brute" - criador da versão original do mapa - e "catfood" mostraram o progresso de um remake oficial da Tuscan para o CS:GO. Em vídeo publicado no YouTube, os desenvolvedores demonstram o estado atual do mapa, ainda sem algumas texturas e com lugares sujeitos à alterações.

A ESL, por sinal, gostou bastante da ideia do mapa retornar às grandes competições, realizando um showmatch com jogadores e personalidades ante à decisão da DreamHack Masters Spring 2021.

AS_OILRIG

Outro queridinho do 1.6, as_oilrig tinha uma peculiaridade em seu modo de jogo, que não consistia apenas em simplesmente plantar a bomba ou salvar alguns reféns. A missão era salvar um jogador - o VIP - que não teria acesso à armas ou granadas.

O clássico mapa onde era preciso salvar o VIP | Foto: Reprodução/ValveO clássico mapa onde era preciso salvar o VIP | Foto: Reprodução/Valve

Apesar de ter sido bastante popular nos tempos de ouro do clássico FPS, o mapa nunca chegou a ser portado oficialmente para o CS:GO, apesar de ter sido uma clara inspiração para Black Gold, mapa que figurou nas Operações Breakout e Hidra, nos anos de 2014 e 2017.

as_oilrig em sua versão recriada para o CS:GO | Foto: Reprodução/Oficina Steamas_oilrig em sua versão recriada para o CS:GO | Foto: Reprodução/Oficina Steam

Entretanto, graças aos modders russos "BARS" e "zephire", as_oilrig recebeu recentemente sua versão para o Counter-Strike: Global Offensive, a qual ainda contém diversos bugs por se encontrar em um estágio inicial de desenvolvimento. Você pode baixá-lo por meio da Oficina Steam para jogar com seus amigos.

CS_MILITIA

Tendo nascido originalmente na versão BETA 3.0 do Counter-Strike original, o mapa foi trazido pela própria Valve ao CS:GO no início de 2013, ainda nos primórdios de seu novo título. Retrabalhado sem perder sua essência, foi bastante jogado nos modos de refém.

cs_militia em sua versão do 1.6 | Foto: Reprodução/Valvecs_militia em sua versão do 1.6 | Foto: Reprodução/Valve

Em 2017, o mapa passou por diversas mudanças, recebendo novos caminhos e sofrendo alterações nas posições dos reféns. Ao final da Operação Hidra, em novembro de 2017, a Militia acabou sendo removida por ser um dos mapas menos jogados dentro do FPS.

Não é mais possível jogar Militia sem ser pela Oficina da Steam | Foto: Reprodução/ValveNão é mais possível jogar Militia sem ser pela Oficina da Steam | Foto: Reprodução/Valve

Seus arquivos acabaram sendo deletados do jogo e só é possível jogá-la atualmente por meio da Oficina Steam. Curiosamente, o mapa fez uma última e breve aparição no fim de 2018, como parte da Atualização de Natal onde figurava com a temática de inverno.

CS_ITALY

Oriundo dos tempos de BETA 6.5 do Counter-Strike original, o mapa foi introduzido ao clássico FPS ainda em 2000, virando desde então um dos queridinhos da comunidade. Repleto de vielas, becos e caminhos alternativos, tinha destaque também pela a música que tocava em um rádio próximo aos reféns do mapa.

Foi totalmente redesenhado para o Counter-Strike: Global Offensive, tendo sua nova versão lançada junto com o jogo, lá em 2012. Foram alterados alguns caminhos, ampliadas passagens, os reféns trocaram de lugar e também existem muito mais galinhas na feira.

A cs_italy em sua versão no CS:GO | Foto: Reprodução/ValveA cs_italy em sua versão no CS:GO | Foto: Reprodução/Valve

Não muito tempo atrás, era possível jogar partidas competitivas no mapa. No entanto, a possibilidade foi extinguida pela Valve à medida que o número de jogadores do mapa caiu. Atualmente, a icônica Italy segue disponível nos modos de jogo casuais.