Com a nova atualização que introduziu a Train para o Counter-Strike 2, a Valve também adicionou um novo sistema para deixar o jogo mais suave e registrar melhor os tiros, chamado de Damage Prediction. O youtuber brasileiro Felipeira fez um vídeo explicando os benefícios e problemas dessa nova função.
Basicamente, o Damage Prediction permite que a resposta visual e sonora dentro do jogo seja feita imediatamente pelo cliente (PC do jogador), sem ter que esperar as trocas de informações entre o cliente e o servidor da Valve. Isso faz o CS2 parecer mais "liso" do que jamais foi neste um ano de lançamento, alguns dizem até que a velocidade de resposta é maior do que era no CS:GO.
Porém, quando acontece de maneira errada, o jogo mostra o adversário tomando headshot e até o barulho do HS, o que dá a impressão de kill, mas rapidamente o servidor da Valve interpreta que não foi um tiro na cabeça. Portanto, ocorre um erro e o adversário segue vivo mesmo você tendo acertado o disparo fatal (veja o vídeo abaixo).
Vale destacar que existem algumas condições para o Damage Prediction ser efetivo, o que tem a ver principalmente com a qualidade da internet. Se ela não for instável e o ping baixo, as chances do novo sistema ser bom é grande, deixando o jogo muito mais responsivo. Quando o ping é muito alto, o jogo nem permite ligar o Damage Prediction.